VOCÊ SABIA?

Se você tem curiosidade sobre determinados assuntos relacionados a internet em geral, ou mesmo se gostaria de conhecer mais a respeito de determinados aspectos técnicos pertinentes ao mundo web, nesta seção falamos um poco sobre eles, em uma linguagem mais geral, com o objetivo de simplificar a transmissão de conhecimento.
- O que é um navegador?
A melhor forma de entender o que é um "navegador" (ou "browser") em termos de internet, é citar o nome dos principais navegadores disponíveis: Internet Explorer, Google Chrome, Mozila FireFox e Safari da Apple. Eles são a principal forma de se "navegar" na internet, ou seja, é através deles que acessamos todos os sites espalhados no mundo inteiro, além de todo conteúdo disponível na web como por exemplo blogs, e-mails, vídeos, textos etc.
- O que é um website/site?
Um "website", mais conhecido como "site", é um local que agrupa e disponibiliza informações variadas (textos, vídeos, música digital, programas para computadores etc) por meio de páginas e seções acessadas por um navegador. Um site pode conter uma única página ou diversas páginas e seções. Seu principal objetivo é agrupar informações de forma organizada para facilitar o acesso a diversos tipos de temas e conteúdos.
- O que é uma página?
Uma página é justamente uma diagramação de informações (textos, vídeos, animações etc), criada através de programação, utilizando determinados tipos de tecnologias responsáveis por interpretar informações e mostrá-las às pessoas por meio de um navegador.
- O que são seções?
Dentro de um site ou uma página é possível dividir o conteúdo através de seções com o objetivo de organizar estas informações por determinados assuntos. Um site ou uma página podem ter diversas seções, inclusive interligadas.
- Como se cria um site?
Um site é criado através de programação. Utilizando uma determinada linguagem de programação, o site é desenvolvido com códigos que interpretarão o que o programador deseja e mostrarão através de um navegador, de forma agrupada e organizada, o conteúdo (fotos digitais, textos, vídeos etc) que será disponibilizado. Para se criar um site é preciso ter toda uma infraestrutura necessária para seu desenvolvimento, além de profissionais qualificados que estudarão todo o contexto em que se enquadra o site. Neste sentido é necessário analisar diversos aspectos como design, tecnologia, marketing, propaganda etc.
- Qual o objetivo de um site?
De uma forma geral o principal objetivo de um site é agrupar e fornecer conteúdo aos seus visitantes, seja de uma forma gratuita e informativa ou comercial. Um site pode ter diversos objetivos como compartilhar conhecimento, vender produtos e serviços, integrar e divertir a todos. Tudo depende do seu foco.
- Qual a diferença entre portal, site e blog?
De uma forma simplificada, qualquer endereço específico representado por um domínio (http://www.nomedosite.com.br) é considerado um site. Um portal é um site que agrupa diversos tipos de conteúdos e informações, além de integrar também outros sites e páginas diferentes. Um site basicamente tem um único objetivo, ao passo que o portal pode também agrupar diversos sites e objetivos, além de blogs, páginas e seções. O blog é basicamente um site que tem funções específicas para publicação de conteúdo criado por uma ou mais pessoas, com o objetivo principal de entretenimento sobre um ou mais assuntos. O blog geralmente é pessoal e conta com a possibilidade de fornecer aos visitantes uma forma de interagir com o proprietário do blog, de forma direta através da publicação de textos e comentários em cima de cada assunto publicado. No início o blog substituiu os diários pessoais, com a possibilidade de compartilhamento mundial. Qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode acessar o blog e comentar o conteúdo disponibilizado em uma interação direta.
- Como posso ter um site?
Para ser dono de um site é necessário ter CPF(pessoa física) ou CNPJ(pessoa jurídica), registrar um domínio (www.nomedodomínio.com.br) e contratar uma empresa de hospedagem de sites. O registro de um domínio funciona como um aluguel por períodos específicos de tempo. Enquanto for efetuado este pagamento, o domínio em questão fica exclusivamente disponível para utilização do dono do site. Após criar o site via programação, é necessário hospedar os arquivos e conteúdo do site em uma empresa de hospedagem. Existem empresas especializadas em hospedagem que possuem a tecnologia suficiente para disponibilização do site na internet.
- O que é um endereço na web?
Um endereço na web, ou endereço na internet, é um código sequencial que representa o local onde os arquivos de um determinado site estão armazenados. Este código é acessado através de uma representação alfa-numérica chamada de domínio. É justamente este endereço que deve ser digitado no navegador para que o site em questão seja acessado.
- O que é domínio?
Domínio é justamente o código sequencial alfa-numérico que está atrelado ao local onde os arquivos de um site estão armazenados. Este domínio é uma representação visual mais fáci para acessar o endereço do site em questão. Para possuir um domínio é ecessário ter CPF ou CNPJ e ser registrado no órgão responsável pelo controle deste domínio. Como exemplo podemos citar o Registro.br, que controla e regula a utilização de domínios ".com.br"
- Por que .com.br ou .com? Quais as diferenças?
As terminações ".com.br" e ".com" representam o tipo de domínio e seu determinado local. Tomando como exemplo, tudo que for ".br" naturalmente é do Brasil, embora qualquer pessoa ou empresa no mundo possa adquirir e registrar domínios ".br". Já a terminação ".com" significa normalmente "comercial", embora diversos tipos de empresas e pessoas utilizem atualmente esta terminação. Em particular, nos Estados Unidos não existe terminação que represente o país. Outros exemplos que podemos citar é ".ar" da Argentina, ".fr" da França, ".de" da Alemanha (Deutchsland) entre outros. Também devemos lembrar que existem outras terminações como ".net", ".org" ou ".xxx" para determinadas aplicações específicas e relacionadas com o negócio em si.
- Como se registra um domínio?
No Brasil, para se registrar um domínio que termine como ".com.br", é necessário criar um cadastro no órgão regulamentador Registro.br, utilizando-se de um CPF ou CNPJ. Após este cadastramento será fornecido ao usuário um login específico que será atrelado ao domínio desejado, caso este esteja disponível e não tenha sido registrado por outra pessoa ou empresa. Este registro só será confirmado após o usuário atrelar o domínio a um local de hospedagem de sites específico, além de confirmar o pagamento da taxa ao Registro.br pelo período desejado de utilização (períodos anuais).
- O que é hospedagem?
A hospedagem normalmente é feita por empresas que possuem infraestrutura específica para guardar os arquivos que comporão o conteúdo de um site. Além do site esta empresa também pode ser responsável pelos e-mails em questão. Normalmente os servidores de e-mails são separados dos servidores de hospedagem de sites. Cada um é responsável pelo armazenamento dos respectivos dados.
- O que é computação em nuvem?
Computação em nuvem é um termo utilizado para o conceito de armazenamento de arquivos e programas em diversos locais ao mesmo tempo, sem ser especificamente em um único local físico e sem utilizar o poder de processamento de um único servidor (computador), mas sim de diversos computadores em conjunto.
- O que é servidor?
Servidor é basicamente um computador com determinadas configurações e programas, próprio para ser acessado via internet ou via rede por diversas pessoas, de forma simultânea e com boa performance. Podemos dizer que um servidor é um super computador com agilidade suficiente para aguentar acessos e processamento simultâneos por meio de conexões abertas a todos, seja através de uma rede fechada ou da internet.
- O que é rede?
Rede é um conjunto de computadores e dispositivos interligados através de uma estrutura de tecnologia na qual todos podem acessar e comporatilhar arquivos e programas de forma fechada ou aberta (via internet) com identificação individual.
- Como gerencio meu site?
Caso você não seja um programador/desenvolvedor, existem basicamente duas formas de gerenciar seu site. A primeira e mais aconselhável é contratar uma empresa ou profissionais qualificados para gerenciarem o conteúdo do site, além de monitorarem e ficarem responsáveis pela manutenção técnica tanto do site quanto da infraestrutura. A segunda é utilizar um sistema de gerenciamento próprio para o seu site, que deve ser fornecido pela empresa que criou o site ou desenvolvido à parte para utilização exclusiva.
- Como as pessoas acessam o meu site na internet?
As pessoas podem acessar seu site de 3 formas diferentes. A primeira é digitando o endereço do domínio diretamente no navegador, mas para isto a pessoa deve conhecer o endereço do seu site. A segunda é realizando uma pesquisa em ferramentas de busca (Google, Bing etc) utilizando termos (palavras) que estão associados ao seu site. Neste caso seu site pode aparecer em duas formas, na busca comum(orgânica) e nos links patrocinados(forma paga). A terceira forma é através de um link para o seu site, colocado em algum lugar, seja em outro site, em um blog ou em um e-mail. Ao clicar neste link o usuário é enviado ao seu site.
- O que é ferramenta de busca?
Instrumento ou ferramenta de busca é um sistema próprio para catalogar todo o conteúdo disponível na internet e fornecer uma forma de busca fácil, rápida e organizada para o usuário que deseja encontrar diversos conteúdos pagos e não-pagos nos mais variados tipos de sites. Os principais buscadores da internet são o Google, o Bing da Microsoft e o Cadê? do Yahoo!.
- Como meu site aparece nas buscas?
Seu site pode aparecer de duas formas nas ferramentas de busca. A primeira é a que chamamos de busca orgânica, na qual seu site aparece em determinada posição dependendo da relevância em relação aos termos que são buscados pelos usuário na internet, ou seja, quanto mais o seu site for importante em função dos termos buscados, mais à frente dos outros sites ele aparecerá nas buscas. Este processo demora e depende também de técnicas utilizadas pelos programadores durante o desenvolvimento do seu site. A divulgação direta por terceiros que indicam links que levam ao su site também ajuda nesta relevância. Tudo isso depende de técnicas SEO (Search Engine Optimization) utilizadas durante o desenvolvimento, que são técnicas de otimização para instrumentos/ferramentas de busca.
- Quem pode acessar meu site na internet?
Qualquer um que conheça o endereço do seu site, busque termos relacionados com o seu site em ferramentas de busca ou que chegue nele através de algum link colocado em outro local redirecionando o usuário até o seu site.

VOCÊ SABIA?


Se você tem curiosidade sobre determinados assuntos relacionados a internet em geral, ou mesmo se gostaria de conhecer mais a respeito de determinados aspectos técnicos pertinentes ao mundo web...

PROJETOS WEB


A SiteBlaster desenvolve projetos web para diversos
segmentos do mercado, seja em conjunto com outras
empresas, parcerias ou clientes finais mas sempre
com o foco na melhor solução disponível...

CADASTRO


Cadastre seu e-mail para
receber novidades
©SiteBlaster 2013